domingo, 25 de maio de 2014

Marcadores: ,

Saiba algumas dicas para fugir de vírus em anexos de e-mail


Uma das formas mais usadas para espalhar vírus e outros códigos maliciosos através da Internet sempre foram os anexos de e-mail. Os arquivos enviados por estes costumam conter códigos que travam os discos rígidos (HDs) e apagam dados. Outra modalidade comum são os malwares desenvolvidos para roubar informações bancárias ou explorar brechas no sistema operacional.
Gmail apresentou problemas no envio de mensagens nesta terça-feira (Foto: Arte/Divulgação) (Foto: Gmail apresentou problemas no envio de mensagens nesta terça-feira (Foto: Arte/Divulgação))
Confira algumas dicas da PSafe para identificar anexos perigosos e se proteger:
1) Evite abrir anexos inesperados, mesmo que venham de amigos. Quando estiver em dúvida, entre em contato com a pessoa e confirme o envio.
2) Garanta que o firewall do computador está ativo e atualizado. Muitos malwares precisam se conectar à Internet e o firewall impede conexões não autorizadas. Alguns roteadores também possuem firewalls embutidos para prevenir acessos estranhos.
3) Mantenha um programa de segurança instalado e faça varreduras periodicamente para garantir que seu computador está livre de ameaças.
4) Muitos serviços de e-mail possuem antivírus embutidos que verificam automaticamente qualquer anexo enviado e recebido. Procure usar estes sistemas.
5) Desabilite o download automáticos de anexos em seu e-mail. Isso evita que arquivos perigosos sejam baixados em seu computador.
6) Os serviços de e-mail costumam publicar informações sobre qualquer atualização de software e alertas de segurança. Mantenha-se atualizado para evitar ser vítima de golpes.
7) Use o senso comum. Antes de clicar em uma anexo, verifique se o remetente é confiável. Busque palavras estranhas ou sequências de números no corpo do email ou mesmo no nome do anexo: eles podem sinalizar um anexo maligno.
Usuários do Windows devem ter cuidado redobrado com a extensão de arquivos e evitar abrir qualquer executável (.exe), que podem ser usados para comprometer o sistema.
FONTE: TechTudo


0 comentários:

Postar um comentário